A mulher e seu ciclo Vital

Saúde em Dia

A mulher empoderada, cheia de vida e com disposição, precisa estar com a saúde em dia. Por isso, preparamos uma linha do tempo para que você conheça as recomendações de saúde ao longo da sua vida.

10 a 15 anos: primeira visita ao médico ginecologista

20 anos: Início de acompanhamento médico regular e vacinação contra o HPV. Exames recomendados: sangue e Papanicolau.

30 anos: a mulher se prepara para engravidar e precisa iniciar a prevenção de doenças ginecológicas. Os exames recomendados são: Mamografia, Colesterol, Triglicerídeos, Hormônios e Glicose

40 anos: nessa idade, é preciso aliviar a tensão da menopausa e realizar outros tipos de acompanhamentos médicos. A recomendação é para o exame proctológico, Ultrasson pélvico, Fundo de Olho e densitometria óssea

Acima dos 50 anos: atenção redobrada aos sinais do corpo! Necessário checkup completo.

Resultado de imagem para fases da vida feminina

Fonte: Ministério da Saúde

Doenças mais comuns da mulher

Não ignore sintomas que se apresentam como pequenos incômodos, mas que que podem evoluir para uma doença mais grave. Visite seu médico ginecologista regularmente e se cuide!

As queixas mais frequentes são corrimento, sangramentos irregulares e dor no baixo ventre. Todos eles podem ser indicativos de doenças ginecológicas bastante comuns.

Câncer de colo de útero: é quarto mais comum entre a população feminina, afetando na sua maioria mulheres entre os 50 e os 60 anos de idade. Manifestando-se normalmente depois da menopausa (pode inclusive estar relacionado com a terapia de reposição hormonal relacionada com esta fase), o cancro do colo do útero é uma das chamadas “doenças lentas”, uma vez que pode demorar entre 10 a 20 anos até se desenvolver.

Corrimentos vaginais ou vaginites: secreção anormal expelida pela vagina e que se caracteriza por um odor desagradável. Normalmente, o corrimento é provocado por infeções vaginais, vulvites e vulvovaginites, doenças sexualmente transmissíveis e infeções cervicais ou do colo do útero.

Ovário Policístico: doença que pode levar algumas mulheres à infertilidade se não for devidamente acompanhada e tratada. É um distúrbio endócrino que atinge cerca de 7% das mulheres em idade reprodutiva, levando à alteração dos níveis hormonais e provocando a formação e crescimento de quistos nos ovários. Esta doença caracteriza-se pela menstruação irregular, presença de micro quistos nos ovários e uma elevada produção de testosterona.

Mioma: É considerado um tumor benigno e pode atingir mulheres em idade fértil (estima-se que 50% desenvolvam a doença). Formado por tecido uterino, o mioma permanece estável por muitos anos, até que passa a crescer rapidamente, em um curto período de tempo.

Endometriose: A Endometriose é caracterizada pela presença de tecido semelhante ao Endométrio (tecido que forma a menstruação) fora do útero. Todos os meses, por influência dos hormônios do ciclo menstrual, o Endométrio espera uma possível gravidez. Se ela não acontece, o endométrio descama e é eliminado em forma de menstruação. A enfermidade acontece quando o sangue da menstruação, que contém células do endométrio, sofre um refluxo para a cavidade pélvica por meio das pelas trompas de falópio. As células endométricas se alojam em órgãos da cavidade abdominal e promovem uma reação inflamatória exacerbada decorrente de alterações genéticas e moleculares encontradas nas pacientes portadoras de Endometriose. Os principais sintomas são: cólicas fortes, dor durante as relações sexuais, dor pélvica e dificuldade para engravidar.

Mulheres com histórico familiar da doença correm maior risco de desenvolvê-la.

Prevenir é o melhor remédio

Alimentação saudável, prática de esportes e consultas regulares ao médico são as formas de prevenção mais importantes para qualquer doença. 

Por isso, não há trabalho e nem qualquer outra ocupação que devem impedir que você cuide do que é mais precioso: a sua vida.

SAÚDE DA MULHER

  • Malformação mulleriana
  • Menarca
  • Anticoncepção
  • SUA
  • Mastologia
  • Infertilidade
  • Adenomiose
  • Pólipos
  • Climatério
  • Menopausa
  • Pós-Menopausa
  • Espessamento endometrial
  • Patologia Cervical
  • Massa Anexial