Mioma

O que são Miomas

Miomas, também são conhecidos como fibromas, são nódulos benignos constituídos de músculo liso que se formam no útero.  Segundo a Febrasgo – Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, estima-se que 80% das mulheres em idade fértil tenham miomas. Eles podem se localizar dentro da cavidade uterina (miomas submucosos), dentro da parede uterina (miomas intramurais) ou na superfície do útero (miomas subserosos).

A origem dos miomas é desconhecida, mas segundo especialistas, o seu crescimento tem relação direta com alterações genéticas de cada mulher.

Sintomas

Os sintomas mais comuns destes nódulos são Sangramento Uterino Anormal – SUA, dor, compressão de órgãos ao redor do útero como bexiga e intestino, podendo, por vezes, causar dificuldade para engravidar, aborto e anemia, por causa do sangramento anormal. Porém, na maior parte das mulheres os miomas não causam sintomas.

Tratamento

O tratamento dependerá da localização, do tamanho e da quantidade de miomas e poderá ser clínico ou cirúrgico. A retirada cirúrgica do mioma deve ser indicada apenas quando os tumores tiverem um volume considerável ou se oferecer algum tipo de risco para mulheres grávidas ou para o bebê no momento do parto.

Apesar de alta incidência, nem todas as mulheres precisam de tratamento e, na maior parte dos casos, os miomas nem chegam a apresentar manifestações clínicas para as pacientes.